terça-feira, 2 de abril de 2013

Bacalhoada à Espanhola ...a moda de Malága:



Bacalhoada a Espanhola...a moda de Málaga:

Ingredientes
2 quilo de filé de bacalhau
1 quilo de batatas
Azeitonas pretas grandes
4 dentes de alho grandes
2 cebolas grandes
1 pimentão verde médio
2 pimentões vermelhos grande
3 tomates maduros grandes
1 ½ xícara de chá de azeite de oliva português (uso Galo)
3 colheres de sopa de vinagre de vinho
1 ½ xícara de salsa e cebolinha
5 ovos médios cozidos

Preparo
Um OU DOIS DIAS ANTES: Corte o bacalhau em pedaços aproximadamente iguais. Coloque-os de molho em água gelada , de 24 a 48 horas antes (dependendo da espessura), deixando-o na geladeira. Trocar a água 3 vezes ao dia. A última troca de água faz-se na hora de aferventar o bacalhau, somente se água do bacalhau estiver ainda muito salgada, caso contrário, não se troca a água.

NO DIA:
1. Afervente o bacalhau por 5 minutos somente. Retire os pedaços de bacalhau da água quente e espalhe numa assadeira grande para amornar. Reserve a água. Remova as peles e as espinhas e desfie em pedaços grandes, deixando-o, sempre que possível, com aquelas lascas maiores, que parecem escamas Reserve,

2. Corte as batatas em rodelas não muito finas e cozinhe-as na água do bacalhau, sem deixar ficarem cozidas demais. Retire-as da água com uma escumadeira assim que cozinharem. Retire 1 xícara da água que cozinhou o bacalhau e as batatas.

3. Pique o alho, corte a cebola em rodelas finas, corte os pimentões em tirinhas. Remova as cascas e as sementes dos tomates e fatie em rodelas finas. Deixe cada um deles em tigelas individuais. Numa panela grande, frite o alho em meia xícara de azeite até começar a corar; a seguir frite a cebola até ficar transparente, depois adicione o pimentão e frite até amaciar (ele fica maleável e enrola facilmente), e por fim frite o tomate, sem deixá-lo desmanchar totalmente.

4. Desligue o fogo e acrescente o vinagre, a pimenta do reino, a salsa cortada e o restante do azeite. Adicione 1/3 de xícara de chá da água do bacalhau/batatas reservada.

5 .Numa assadeira oval grande e funda, coloque metade do bacalhau. Arrume as batatas por cima do bacalhau e, entre elas, onde houver uma brecha, ponha uma azeitona preta. Cubra com um pouco menos da metade do refogado , coloque o restante do bacalhau e espalhe o restante do refogado e por final os ovos cozidos Ponha mais um pouco da água reservada do bacalhau, se necessário, de modo que ela fique na metade da altura do bacalhau ou um pouco mais.Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora.Forno 180 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário