quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Leite de gergelim_ Uma boa reposição de cálcio!





Leite de gergelim_ Uma boa reposição de cálcio.


Ingredientes:

1\2 xícara de castanha do Pará
1\2 xícara de gergelim sem casca
4 tâmaras
1 colher de sopa de el
1 litro de água filtrada


Modo de fazer:


Deixar de molho o gergelim em água filtrada por uma noite , trocando 3 vezes de água.
Deixar as castanhas de molho e descascar a parte preta da casca.
Colocar no liquidificador todos os ingredientes e bater por 10 minutos.
Coar em peneira e em pano tipo fralda ou voal.

Observação: O Leite de gergelim tem um gosto peculiar, para alguns amargo, é necessário deixar de molho e introduzir outro ingrediente para melhorar o gosto.
Deve-se olhar para esse leite como uma suplementação de cálcio e selênio , e obter da natureza o que ela tem de melhor. Este leite não  aproxima se , do gosto do leite de vaca,mas traz benefícios que nenhum leite trará.


Gergelim:


Os primeiros indícios do uso do gergelim na rotina alimentar remontam de áreas tropicais da África, Oriente Médio e Índia, há mais de 6 mil anos. O Egito Antigo também foi um dos primeiros países a fazer uso do gergelim, deixando várias anotações sobre suas propriedades nutricionais em muitos pergaminhos encontrados em estudos arqueológicos.

Apesar de muito comum na cor castanha, também podemos encontrar o gergelim nas variações branca, vermelha ou preta. Atualmente produzido em larga escala no Oriente Médio e na Índia, o gergelim tem seu polo de produção brasileiro a região nordeste.
Benefícios

Por ser antioxidante, e pela elevada concentração de vitamina E, é considerado um alimento com poder rejuvenescedor, modulador do metabolismo, prevenindo o envelhecimento e morte celular. A semente ainda é auxiliar nos tratamentos às disfunções férteis e da libido.

Por sua vez, o cálcio acalma os nervos, a ansiedade e sintomas psico-emocionais do estresse além dos conhecidos benefícios ligados à estruturação do corpo para atletas, gestantes ou lactantes, e após intervenções cirúrgicas ou doenças.

O cálcio também ameniza o excesso de colesterol no sangue, a arteriosclerose e previne o infarto do miocárdio e a trombose arterial.
Uso na medicina

A medicina ayurvérdica e a Medicina tradicional chinesa, por exemplo, usam a semente em suas terapias que buscam o aumento de energia vital, a eliminação do cansaço, o aumento da tonicidade e firmeza muscular, a regularidade das funções intestinais e tratamentos específicos do sistema cardiovascular. Graças à sua grande concentração proteica, o gergelim melhora a transmissão dos impulsos nervosos, diretamente relacionados à memória.

Outros problemas de saúde de ordem emocional como esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória por trauma, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade e insônia também são distúrbios que podem ser amenizados com o consumo de gergelim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário