quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Panetone " Doce Magia"



Panetone  " Doce Magia "


Ingredientes:

4 colheres de sopa rasas de fermento biológico
2 colheres de açúcar
400 ml de água morna
200 gramas de farinha Mix Pan Schär

Misturar tudo em uma tigela , cobrir com  filme plástico e deixar levedar por 20 minutos.


Ingredientes secos:



500 gramas de Mix Pan Schär
200 gramas de fécula de batata
100 gramas de amido de milho
1 xícara de açúcar 
1 colher de café de raspas de laranja 
1 colher de chá  de raspas de limão
1 pitada de sal
uma raspa de baunilha ou ( 3 gotas )
5 gotas de essência de panetone ( opcional, eu não uso)
1 colher de sobremesa de fermento  químico em pó


Ingredientes líquidos:


3 colheres de sopa de gordura de coco
3 colheres de sopa de Becel azul
3 ovos
2 gemas
1\2 xícara de azeite menos 1 por cento de acidez
1 garrafinha de 200 ml de leite de coco
A mesma medida da garrafinha de suco de laranja

As frutas secas que forem serem usadas para o recheio não deverão ultrapassar duas xícaras de chá.

Eu usei: Ameixas secas, passas brancas, amêndoas picadas, nozes, cranberry, e raspas de chocolate amargo sem glúten e sem lactose.

Peço  atenção ao modo de preparo, pois esse é o sucesso da receita.


Modo de fazer:


Colocar em um tigela todos os ingrediente secos, misturados e peneirados, adicionar os ovos batidos, o azeite, o leite de coco, o suco de laranja  e as gorduras em temperatura ambiente, misturar bem  e por final adicionar o fermento levedado. 
Amassar bem ...eu particularmente gosto de fazer tudo na mão, mexer com a massa é estimulante , um ato de alquimia, coloco todo meu amor e o meu desejo de bem estar de minha família.
Sempre falo :- Se as pessoas não estão bem, não cozinhem!
Poderá ser usada a batedeira. O ponto da massa é bem firme , mas pegajosa.
Deixar descansar em um lugar sem vento por 1 hora.
Depois de crescida a massa, ela estará mais firme e menos pegajosa.Caso esteja mole poderá ser colocado mais um pouco de amido ou fécula para poder sovar em uma bancada.
Eu uso uma placa de mármore, herança de meus tempos de chocolate, mas poderão limpar bem a pia, passar um pouco de álcool  e trabalhar a massa.
Sovar por 5 minutos com auxílio de duas espátulas para ir levantando quando grudar.Esse é um passo importante, tomar o cuidado de não adicionar mais farinha que o necessário.
Juntar as frutas secas e no de chocolate as raspas.
Colocar nas formas de panetone ou em formas altas.
Pincelar com uma gema batida com 3 gotas de azeite e 1 colher de chá de café coado.
Deixar crescer por 50 minutos em lugar sem vento com uma jarra de água fervendo.
Esse procedimento vai fazer que os panetone cresçam novamente e com umidade.
Assar em forno em 180 graus por 50 minutos ou quando bater os dedos na parte do meio, esteja bem firme.
Deixar esfriar bem em uma grelha. 
Essa receita rende 2 panetones de 500 gramas e 4 de tamanho individual.

Eu adorei!!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário